Quando foi lançada, em junho deste ano, a temporada da leitura da obra “A Cerimônia do Adeus”, da pensadora francesa Simone de Beauvoir (1908-1986), protagonizada pela atriz Fernanda Montenegro em comemoração aos seus 80 anos de carreira, teve seus 10.000 ingressos esgotados em menos de 3 horas.
Os felizardos que conseguiram seus lugares, se emocionaram com uma apresentação inesquecível, na qual Fernanda lê, com a intensidade e a paixão que só uma atriz como ela consegue entregar, textos em que Beauvoir narra a última década de vida de seu marido, o também filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980). Nas palavras da própria atriz, que foi quem organizou esse conteúdo por mais de 2 anos, “A Cerimônia do Adeus é o absoluto ser humano ali presente. Sem pudor”.
E agora, para comemorar os seus 100 anos, o Itaú, que já havia patrocinado a temporada original do espetáculo, ofereceu um presente cultural à sociedade, em uma apresentação única e gratuita no Auditório do Ibirapuera – Oscar Niemeyer.
A exibição, que teve a presença de mais de 15.000 pessoas, aconteceu no domingo dia 18 de agosto, às 19 horas, no anfiteatro – com projeção, som e imagem de alta definição voltada para o famoso gramado na parte traseira do auditório, um dos principais cartões postais da cidade.
O evento foi um enorme sucesso e emocionou o público e a própria atriz, que foi ovacionada e discursou para o público presente no gramado ao final da apresentação.
A parceria entre Itaú e Fernanda Montenegro é de longa data, já que a atriz esteve presente em diversas campanhas da marca ao longo de sua história.
Mais recentemente, a intérprete foi protagonista do primeiro filme da série que apresenta o movimento “Feito de Futuro”, no qual ela reforça que está “sempre nascendo, renascendo e nascendo de novo”. Com essa fala, o Itaú Unibanco convida as pessoas a se inspirarem sobre a importância do tempo, do legado e da longevidade.
Segundo Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco: “Oferecer esta obra é uma forma de agradecer o público pelos 100 anos de confiança no Itaú Unibanco, com uma das personagens de nosso movimento Feito de Futuro e que está presente na história do Itaú há muitos anos como protagonista de diversas campanhas. Fernanda é, e sempre foi, uma fonte de inspiração. Estar há 80 anos em atividade, chegando aos 95 anos de idade, mostra como ela é uma artista que transcende o tempo e continua a ser relevante. Ou seja: é Feita de Futuro, assim como o Itaú”.
O executivo diz ainda que “a proposta de realizar um evento gratuito da leitura de Fernanda Montenegro surgiu a partir do próprio sucesso da temporada realizada em São Paulo, que teve ingressos esgotados para as 20 sessões em menos de três horas.”
Já a atriz, que foi quem compilou os textos e pensou o espetáculo, conta um pouco sobre essa apresentação: “Minha aproximação com a obra de Simone de Beauvoir vem desde quando eu tinha 20 anos ao ler o seu referencial ensaio “O Segundo Sexo”. Essa fundamental feminista é uma personalidade referencial não só na minha geração. A leitura, que hoje apresento, traz a figura de uma mulher referencial, eterna. Simone de Beauvoir nos oferece, na sua obra, a liberdade que ela mesma se impôs e propôs a todas as gerações que a sucederam. Ao finalizar essa temporada que já vem extraordinariamente bem-sucedida aqui em São Paulo e no Rio de Janeiro, agradeço ao banco Itaú por este momento tão especial nestes meus 80 anos de profissão”.
A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.