Ex-adversária de Donald Trump, Hillary Clinton fez um discurso energizante no primeiro dia da Convenção Democrata nesta segunda-feira (19), em Chicago.
A ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado dos Estados Unidos foi ovacionada pelo público ao entrar no palco do evento. “Há muita energia nesta sala, assim como há em todo o país”, disse ela.
Clinton é uma integrante proeminente do partido – e também a única outra mulher que já realizou uma campanha eleitoral contra Donald Trump.
Elogios a Biden
Hillary começou sua fala elogiando o governo do presidente Joe Biden e disse que o líder “é um defensor da democracia”.
“Ele trouxe dignidade, decência e competência de volta à Casa Branca e mostrou o que significa ser um verdadeiro patriota”, disse ela.
Mulheres na política
A democrata ressaltou o papel da mulher na política americana e relembrou o momento em que foi nomeada candidata à presidência em 2016.
Clinton elencou as mulheres que quebraram o “teto de vidro” , incluindo Shirley Chisholm, que se candidatou à presidência, e a Geraldine Ferraro, que foi indicada para vice-presidente.
A candidatura de Hillary Clinton em 2016 é frequentemente discutida em termos de “teto de vidro” — uma metáfora para as barreiras invisíveis que impedem as mulheres de atingir cargos mais altos.
“E então veio 2016, quando foi a honra da minha vida para aceitar a nomeação do nosso partido para presidente. E quase 66 milhões de americanos votaram por um futuro onde não há limites para os nossos sonhos. E depois nos recusamos a desistir da América, milhões marcharam, mantivemos nossos olhos no futuro”, disse Clinton.
“Bem meus amigos, o futuro está aqui. Eu gostaria que minha mãe e a mãe de Kamala pudessem nos ver, eles diriam ‘continue indo’”, ela disse, para uma multidão que repetiu: “continue indo.”
Clinton também relatou seu histórico com Kamala: “Conheço seu coração e sua integridade. Nós duas começamos como jovens advogadas ajudando crianças que foram abusadas ou negligenciadas. Esse tipo de trabalho muda você. Essas crianças ficam com você. Kamala carrega consigo as esperanças de cada criança que protegia, de cada família que ajudava, de cada comunidade que servia”.
“Então, como presidente, ela sempre nos dará apoio. Ela lutará para reduzir os custos para as famílias trabalhadoras. Abrirá as portas para bons empregos remunerados. E, sim, ela vai restaurar os direitos pelo aborto em todo o país,” afirmou Clinton.
Crítica a Trump
Hillary também criticou o ex-adversário Donald Trump durante o discurso e disse que ele é o primeiro candidato à presidência a ter 34 acusações criminais.
“Donald Trump adormeceu em seu próprio julgamento, e quando acordou, ele fez o seu próprio tipo de história – a primeira pessoa a concorrer à presidência com 34 condenações por crimes!” ela disse.
A multidão na Convenção Nacional Democrata começou a gritar vamos “prendê-lo!”, quando a ex-secretária de Estado começou a descrever as dificuldades legais de Trump.
Clinton também criticou a presidência do republicano e elogiou a liderança de Kamala.
“Basta olhar para os candidatos. Kamala se preocupa com as crianças, famílias e com a América. Donald só se importa consigo mesmo”, diz Clinton.
“Então, não importa o que as pesquisas dizem, nós não podemos nos acalmar. Nós não podemos ser conduzidos para conspirações loucas. Temos que lutar pela verdade. Temos que lutar por Kamala, como ela lutará por nós”, acrescentou.
(Com informações da CNN Internacional)