Um terremoto de magnitude 7 atingiu a costa leste da Rússia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Segundo o USGS, o epicentro estava localizado a aproximadamente 90 quilômetros da cidade costeira de Petropavlovsk-Kamchatsky, que tem uma população de cerca de 181 mil habitantes. O terremoto ocorreu a uma profundidade de cerca de 50 quilômetros e aconteceu nas primeiras horas da manhã de domingo no horário local.
A agência estatal de notícias TASS relatou que o terremoto não causou “danos significativos”, no entanto, “os edifícios estão sendo examinados quanto a possíveis danos, com especial atenção para instalações sociais”.
O Ministério de Emergências da Rússia não emitiu um alerta de tsunami devido ao tremor, segundo a TASS.
Anteriormente, o Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA havia advertido que “ondas de tsunami perigosas deste terremoto são possíveis dentro de 300 km do epicentro ao longo das costas da Rússia.”
Tremor causou erupção de vulcão
O vulcão Shiveluch, na Rússia, entrou em erupção depois que o tremor de magnitude 7,0 atingiu a costa leste do país, segundo a agência estatal de notícias TASS.
“De acordo com avaliações visuais, a coluna de cinzas está se elevando a até 8 quilômetros acima do nível do mar”, informou a TASS na manhã de domingo, no horário local, acrescentando que o vulcão liberou um fluxo de lava.
Não há relatos de pessoas feridas, disse a TASS.
O vulcão Shiveluch está a cerca de 450 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky, a cidade costeira atingida pelo terremoto.