As autoridades colombianas aumentarão a segurança em torno da sede dos principais tribunais do país na capital Bogotá, após um possível risco de ataque, informou o gabinete do presidente em um comunicado nesta sexta-feira (16).
“Entre as ações empreendidas estão a instalação de sistemas avançados de vigilância, o fornecimento de equipamentos antiexplosivos, o uso de drones para monitoramento contínuo e a intervenção de unidades de segurança especializadas”, disse o comunicado.
A polícia colombiana informou nesta semana que as autoridades haviam descoberto uma maquete do Palácio da Justiça — que abriga os principais tribunais do país — no sul de Bogotá, juntamente com explosivos e munições.
As medidas adicionais serão implementadas no Palácio da Justiça e em outros tribunais do país, acrescentou o comunicado.
Em 1985, o agora extinto grupo rebelde M19 invadiu o Palácio — que abriga a Suprema Corte, o Tribunal Constitucional e o Conselho de Estado, entre outros órgãos.
O impasse subsequente com os militares resultou na morte de mais de 100 pessoas. Pelo menos sete pessoas continuam desaparecidas.