Agentes do Deic prenderam 23 pessoas suspeitas de integrarem um esquema industrial de falsificação de sabão em pó no município de Salto, interior de São Paulo. A descoberta do local aconteceu após a interceptação de uma carga de 20 toneladas do produto na manhã da última quarta-feira (14).
Na operação, os policiais conseguiram obter informações da procedência do produto, que era produzido em um conjunto industrial na cidade de Indaiatuba. O espaço contava com uma gráfica exclusiva que confeccionava as caixas da mercadoria e contava com 10 funcionários.
A equipe da 4ª Delegacia Disccpat (Investigações sobre Roubo a Condomínio) foi quem recebeu as informações sobre o esquema, que utilizava para a falsificação o nome da marca Omo.
Com as investigações, o local de produção e uma possível entrega da mercadoria falsificada foram identificados. Assim, o caminhão que levava o material foi interceptado na Rodovia do Açúcar, na altura do bairro Haras Paineira.
Após a interceptação, os agentes localizaram uma indústria no bairro Comercial Vitoria Martini, onde flagraram o maquinário utilizado na falsificação em funcionamento. Trabalhavam na produção do sabão em pó, que estima que a apreensão total possa chegar a 40 toneladas, 12 operários.
Com relação aos casos, eles passarão por apuração dos crimes de violação do direito autoral e organização criminosa.
A CNN procurou a marca Omo para um posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação desta nota.
Outros casos
Cerca de 18 toneladas de sabão em pó falsificados foram apreendidas durante uma operação de fiscalização realizada no supermercado Megabox, na zona norte do Rio de Janeiro, no final do mês de julho. O estabelecimento foi alvo de denúncias sobre falsificação feitas por consumidores.
Ainda no Rio, aproximadamente 30 toneladas falsificadas de sabão em pó foram apreendidas pelo Procon-RJ em uma operação no Ceasa, na Baixada Fluminense, no último dia 1°.
*Sob supervisão