Um terremoto de magnitude 5,2 ocorreu perto de Lamont, Califórnia, nos EUA, na noite de terça-feira (6) e atingiu uma grande parte do sul da Califórnia, incluindo Los Angeles.
O Serviço Geológico dos EUA relatou que o epicentro do terremoto atingiu cerca de 24 quilômetros a sudoeste de Lamont.
Não foram observados danos significativos ou feridos na infraestrutura em Los Angeles, de acordo com o corpo de bombeiros da cidade, que enviou pessoas de seus quartéis para verificar se a área foi afetada.
O Serviço Geológico dos EUA estimou uma baixa probabilidade de vítimas ou danos causados pelo terremoto.
Cerca de 60 terremotos menores – avaliados em até 4,5 – foram registrados na hora seguinte, de acordo com a sismóloga Lucy Jones, do Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Jones descreveu o terremoto de magnitude 5,2 como “robusto”, dizendo: “A maioria (terremotos de magnitude 5) teria menos tremores secundários do que este”.
“Recentemente, tivemos algumas décadas bastante tranquilas”, disse Jones, acrescentando: “No sul da Califórnia, tivemos sete (terremotos de magnitude 5) nos últimos 10 anos. Mas, na média de longo prazo, é mais como dois por ano”.
Ainda assim, Jones alertou que os terremotos de terça-feira deveriam servir como um lembrete de que as pessoas deveriam estar preparadas para terremotos maiores – e talvez mais perigosos.
“Um dos mitos é que os pequenos terremotos liberam energia e tornam menos provável um grande terremoto, e isso não é verdade”, disse Jones. “Portanto, acho que é um bom momento para lembrar às pessoas que, no longo prazo, a Califórnia será um local com terremotos. E, no longo prazo, deveríamos esperar mais terremotos do que temos visto nos últimos 20 anos.”
Jones enfatizou que, embora não possamos prever exatamente quando ocorrerá um grande terremoto, eles são inevitáveis.
“A chance de um grande terremoto é de 100%. Apenas nos dê tempo suficiente”, disse ela.
Os residentes em áreas propensas a terremotos podem se preparar identificando possíveis riscos de queda em suas casas, criando um plano de emergência e considerando a cobertura de seguro, entre outras ações, de acordo com a Earthquake Country Alliance.