A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) uma operação para combater uma associação criminosa, especializada em roubo de carga de cigarro, nas cidades de Cachoeirinha, Viamão e São Leopoldo.
Segundo as investigações, a organização é suspeita de praticar pelo menos 17 crimes deste tipo.
A ação conta com a participação de 16 policiais civis, que cumprem 29 ordens judiciais, sendo 10 mandados de busca e apreensão e 10 de prisões preventivas.
A Operação Rescaldo se origina de provas obtidas através de uma análise telemática de um dos principais alvos da Operação Mellarius, deflagrada em março de 2023, que comprovou a atuação de uma quadrilha especializada no roubo de carga de cigarro investigada por 17 furtos no ano de 2023.
A partir disso, foi possível constatar a participação de outros indivíduos, até então não identificados e revelar detalhes da atuação da organização criminosa, que consistiam em formas de ocultação de bens em nome de terceiros, compra de bens móveis e imóveis proveniente de dinheiro ilícito, quem eram os receptadores da carga roubada, quanto cada integrante recebia, além de outros detalhes.
Conforme o apurado, uma mulher identificada como irmã do líder da quadrilha desempenhava um papel central na organização e gerenciava o pagamento dos integrantes, o controle dos bens adquiridos através da venda de carga roubada, além de fornecer veículos para a prática do crime. Ela também trabalhou por anos em um grupo de gerenciamento de risco que prestava serviços para as empresas de cigarros e obtinha informações privilegiadas sobre a atuação da cadeia de segurança.
A polícia destacou que a maioria dos alvos da ação possui extensa ficha criminal, e que até o momento 10 prisões foram efetuadas.