Cientistas e pesquisadores vêm desenvolvendo, aceleradamente, as ferramentas e recursos, que permitam mitigar os impactos negativos causados ao meio ambiente.
Entre as estratégias adotadas está, por exemplo, o monitoramento da biodiversidade, para acompanhar a saúde de espécies e populações, de forma a identificar declínios e implementar medidas de conservação; o gerenciamento de recursos naturais, com o intuito de otimizar o manejo de recursos como florestas e mares, garantindo a preservação da biodiversidade e a utilização sustentável; o desenvolvimento de soluções sustentáveis, como a criação de biocombustíveis e o aprimoramento de técnicas agrícolas, além da realização de pesquisas e estudos científicos capazes de indicar o risco de extinção, estabelecer prioridades de ação e monitorar o estado de conservação da biodiversidade.
Ciência a favor do planeta
Para contribuir com a descoberta de soluções cada vez mais sustentáveis, a Ambipar, líder em soluções ambientais, se tornou uma especialista em Análises Ambientais e no desenvolvimento de diversos projetos de monitoramento em empreendimentos multinacionais no Brasil.
Em sua unidade localizada no município de Aracruz/ES, a companhia conta com laboratórios analíticos superequipados que permitem uma avaliação ambiental qualificada e certificada.
Com vasta experiência no mercado ambiental, a Ambipar conta com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, formada por doutores e mestres da área da biologia, oceanografia e química.
Ali, esses experts desenvolvem projetos focados nos objetivos de clientes dos mais variados setores, como portos e industrias de mineração, petróleo e celulose, aliando produtividade, eficiência e tecnologia a custos competitivos e com qualidade técnica. Entre seus recursos estão:
- Laboratório de Biologia: desenvolve estudos de taxonomia e ecologia de organismos marinhos, estuarinos e de águas continentais, como fitoplâncton, zooplâncton, ictioplâncton, organismos bentônicos, macroalgas e ictiofauna.
- Laboratório de Ecotoxicologia: realiza avaliação da toxicidade de água e sedimento através de organismos sensíveis às alterações no ambiente como os indicadores Nitokra sp., Daphnia sp., Echinometra lucunter, Vibrio fischeri entre outros.
- Laboratório de Sedimentologia: faz a análise de granulometria, teor de carbonatos, teor de umidade, matéria orgânica, táctil visual e minerais pesados.
- Laboratório de Instrumentação: desenvolve análises físico-químicas, clorofila, turbidez, sólidos em suspensão e preparo de amostras e ensaios.
- Laboratório de Biomarcadores: realiza análises de biomarcadores fisiológicos, físicos, histológicos e anatômicos utilizando as mais diversas técnicas (metalotioneína, TBARS (LPO), histopatologia, genotoxicidade e epigenética).
- Laboratório de química: faz análises físico-químicas, análises de metais pelo método ICP-OES, orgânicos pelo método de GC-MS.
- Estudo de Bioacumulação e Espécies Exóticas e Invasoras: avalia a bioacumulação de compostos na fauna, utilizando principalmente o molusco bivalve Perna perna, além de desenvolver estudos de espécies invasoras, como é o caso do coral-sol (Tubastraea coccinea e Tubastraea tagusensis).
- Serviços de amostragem e coleta de campo: recolhe amostras de água, sedimento e biota aquática, medições e levantamentos de dados in situ, utilizando diversas técnicas e ferramentas em ambientes marinhos, estuarinos e dulcícolas.
Entre seus diferenciais, o laboratório da Ambipar é o primeiro no Brasil com acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025 da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do INMETRO para análises de biomarcadores na área de Meio Ambiente, que incluem análises de micronúcleo, cometa e metalotioneína. Além disso, seu escopo foi estendido para ensaios químicos em matrizes sólidas e líquidas, atendendo à alta demanda do setor.
Esse reconhecimento reforça o compromisso da companhia com a qualidade e conformidade ambiental, cumprindo as principais legislações para análise de água, sedimentos, solos e efluentes, incluindo a Resolução SS nº 195/24 em SP, e fortalece a atuação registrada nos Institutos Estaduais de Meio Ambiente do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.