A Guarda Nacional da Califórnia será usada para auxiliar a aplicação da lei depois que o governador Gavin Newsom aprovou um pedido de assistência do Condado de Los Angeles.
Autoridades da área têm alertado sobre saqueadores e golpistas “que têm como alvo vítimas vulneráveis” e confirmaram que prisões foram feitas.
Centenas de membros da Guarda Nacional serão enviados para reforçar a capacidade de aplicação da lei local e posicionados em pontos de controle de tráfego para garantir a segurança, segundo declaração do gabinete de Newsom.
“Para aqueles que buscam tirar vantagem das comunidades, deixe-me ser claro: saques não serão tolerados”
Gavin Newsom, governador da Califórnia
A mobilização elevará o número de efetivos para 8.000, incluindo bombeiros, segundo o comunicado.
Newsom também agradeceu aos socorristas e equipes de emergência por seu trabalho árduo e descreveu a mobilização como parte da iniciativa do estado de “colocar tudo à nossa disposição” para proteger as comunidades.
Em uma entrevista coletiva na quinta-feira (9), o xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, disse que o condado estava elaborando a papelada para impor um toque de recolher nas áreas afetadas que estão sob evasão obrigatória.
“Assim que terminarmos tudo, poderemos promulgá-lo amanhã à noite”, disse Luna aos repórteres.
Como o fogo começou
À medida que a investigação sobre como os incêndios de Eaton e Palisades começaram, imagens e dados de satélite identificaram as áreas onde eles inicialmente surgiram.
Incêndio de Palisades: O Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia, conhecido como Cal Fire, informou que o incêndio de Palisades começou às 10h30 de terça-feira (7).
Uma imagem de satélite da Agência Espacial Europeia, tirada às 10h37, horário local, na terça-feira, mostra o incêndio que acabaria se tornando o Palisades. Ele mostra uma nuvem significativa de fumaça vinda de uma área diretamente a leste do bairro The Summit, de Los Angeles.
A Orora Technology, uma empresa de inteligência térmica que detecta, rastreia e prevê incêndios florestais usando satélites, também identificou um ponto crítico naquela área às 10h35, horário local, na terça-feira.
Incêndio de Eaton: O Cal Fire disse que o incêndio de Eaton começou às 18h18 (horário local), também na terça-feira. O primeiro ponto quente detectado pela Orora Technologies foi às 18h35, próximo à área de Eaton Creek, a leste de Altadena.
Além de uma série de trilhas para caminhadas, há duas grandes linhas de transmissão de energia, de propriedade e operadas pela Southern California Edison, na área. Uma linha é de 220 quilovolts e a outra é de 66 quilovolts.
Não está claro neste momento se essas linhas de transmissão tiveram algum papel no início do incêndio de Eaton neste momento.
Southern California Edison disse que as duas principais linhas de energia perto do local de ignição do incêndio de Eaton foram desenergizadas antes do início do incêndio.