O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence celebrou nesta segunda-feira (6) “o retorno da ordem e da civilidade a esses procedimentos históricos”, em referência ao rito de certificação da eleição presidencial, parabenizando Donald Trump por sua vitória.
“A transição pacífica de poder é a marca da nossa democracia e, hoje, integrantes de ambos os partidos na Câmara e no Senado, junto à vice-presidente, certificaram a eleição dos nossos novos presidente e vice-presidente sem controvérsia ou objeção”, escreveu Pence em suas redes sociais.
Ele destacou que foi “particularmente admirável” a forma como a atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, presidiu a certificação de uma eleição na qual foi derrotada.
O ex-vice-presidente adicionou: “Eu dou as boas-vindas ao retorno da ordem e da civilidade a esses procedimentos históricos e ofereço minhas mais sinceras congratulações e orações ao presidente Donald J. Trump e ao vice-presidente J. D. Vance por suas eleições para liderar essa grande nação”.
A postagem foi feita no dia que marca o quarto aniversário da invasão ao Capitólio, promovida por apoiadores de Trump no dia 6 de janeiro de 2021 com o objetivo de interromper a certificação da vitória de Joe Biden.
À época, Trump criticou Pence, seu então vice, por se recusar a bloquear o processo.