O Aeroporto de Brasília conquistou a segunda colocação mundial no ranking de pontualidade das operações aéreas, na categoria de médio porte em 2024, ficando atrás apenas do aeroporto de Tocumen, no Panamá.
O levantamento de performance da pontualidade foi realizado pela Cirium, empresa de dados e análises da aviação, que mede o desempenho e a confiabilidade de companhias aéreas e aeroportos. Segundo a empresa, o desempenho pontual do aeroporto é medido pelos voos de partida dentro de 15 minutos do horário programado.
A pontualidade das operações do terminal brasiliense garantiu também o pódio entre os aeroportos brasileiros. O Aeroporto de Brasília é o mais pontual do Brasil entre todas as categorias.
Em 2023 o Aeroporto JK, administrado pela Inframerica, estava no quarto lugar entre os mais pontuais no mundo, que movimentam entre 10 e 15 milhões de passageiros por ano. Já no ano seguinte, o aeroporto se destacou com mais de 106 mil voos pontuais.
Além do aeroporto de Brasília, aparecem também no ranking o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em quarto lugar, o Viracopos, em Campinas (SP), e o de Fortaleza (CE).
Na categoria grande porte, ficaram no topo o Aeroporto Internacional Rei Khalid de Riad (RUH), na Arábia Saudita, o Aeroporto Internacional Jorge Chávez de Lima (LIM), no Peru, e o Aeroporto Internacional Benito Juarez da Cidade do México (MEX).
Como mostrou a CNN, duas companhias aéreas brasileiras estão entre as mais pontuais do mundo, sendo a Latam Airlines e Azul Linhas Aéreas nos 4ª e 6ª lugares no ranking, respectivamente.