O Papa Francisco, que acabou de completar 88 anos e está sofrendo de um forte resfriado, liderou a oração regular do Angelus de dentro de sua residência neste domingo (22).
Francisco, que é papa desde 2013, reclamou dos sintomas do resfriado durante uma audiência na sexta-feira (20), mas conseguiu fazer seu discurso anual de Natal aos cardeais no sábado (21).
O papa celebrou a missa na capela de Santa Marta, no Vaticano, onde ele mora, em vez de se dirigir aos peregrinos de uma janela com vista para a Praça de São Pedro.
Durante a cerimônia, ele abordou os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia e disse acompanhar com atenção e preocupação as notícias de mortes em Moçambique após a passagem de um ciclone.
Francisco sofreu com diversos problemas de saúde nos últimos anos. Quando tinha 21 anos, desenvolveu pleurisia e teve parte de um de seus pulmões removidos na Argentina, sua terra natal.
Natal intenso para Papa Francisco
Os próximos dias devem ser intensos para o Papa Francisco, porque, além dos serviços regulares de Natal, ele também marcará o início do Ano Santo ou Jubileu na véspera de Natal, 24 de dezembro.
O papa deve abrir a porta de bronze da Basílica de São Pedro, que simboliza a porta da salvação para os católicos e normalmente é selada, para o início do Jubileu.
Os Anos Santos são normalmente realizados a cada 25 anos, devendo atrair milhões de visitantes ao Vaticano e Roma.