Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informaram, nesta quarta-feira (18), que um paciente foi hospitalizado com um caso grave de infecção por H5N1 em Louisiana.
Este é o primeiro caso humano grave registrado dessa gripe aviária nos EUA. O caso foi confirmado pela agência na sexta-feira (13), segundo os CDC.
Foi destacado que casos dessa doença em humanos já ocorreram em outros países em 2024 (e em anos anteriores). Alguns dos casos da infecção levaram à morte.
A agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos afirmou que a avaliação do risco para a população americana continua baixa.
Os CDC disseram que os dados parciais do genoma viral do paciente infectado mostram que o vírus pertence ao genótipo D1.1, detectado recentemente em aves selvagens e aves domésticas nos EUA.
Esse genótipo do vírus é diferente do B3.13 detectado em vacas leiteiras, em casos humanos de outros estados e em alguns surtos de aves domésticas no país.
Foi registrado um total de 61 casos humanos (não graves) de gripe aviária H5N1 nos Estados Unidos desde abril.
O vírus infectou mais de 860 vacas leiteiras em 16 estados desde março e matou 123 milhões de aves desde o início do surto em 2022.
2024 deverá ser o ano mais quente já registrado, segundo a OMM