A operação na favela da Rocinha, na zona Sul do Rio de Janeiro, conta com mais de 400 policiais militares na manhã desta terça-feira (17).
Até o momento, um homem morreu e uma mulher foi baleada, após intenso tiroteio entre criminosos e a polícia. A operação continua em andamento para prender traficantes do Comando Vermelho do Ceará e de Goiás que se escondem na comunidade.
Os agentes cumprem 34 mandados de prisão e 9 de busca e apreensão na maior favela do Brasil. A Polícia Militar confirmou o confronto e a morte do homem identificado como Vitor dos Santos Lima.
A operação já apreendeu 40 tabletes de cocaína, dois revólveres, 50 munições de armas de fogo, diversos tabletes de maconha prensada, várias unidades de drogas embaladas para comercialização e duas capas de colete balístico. Também foi localizada uma estufa com diversos pés de maconha sendo cultivados.
A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro. A operação é coordenada pelo Comando de Operações Policiais (COE) da Polícia Militar e conta com a participação do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da PM do Rio.
A rotina da população local foi afetada pela operação. A Secretaria Municipal de Educação do Rio informou que oito unidades escolares foram impactadas, já uma escola estadual precisou ser fechada na região, segundo a Secretaria de Estado de Educação.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Clínica da Família (CF) Maria do Socorro suspendeu o funcionamento nesta manhã, enquanto a Clínica Rinaldo De Lamare interrompeu apenas algumas atividades, como visitas domiciliares.
Veja vídeos abaixo da operação na Rocinha