Um acordo assinado no último sábado (14) em Minas Gerais permitirá a criação do primeiro botox nacional. A tecnologia será cedida por uma fundação ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS), e o medicamento à base de toxina botulínica será fabricado por uma empresa mineira.
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) assinou um contrato de cessão da tecnologia com uma empresa de biotecnologia. O acordo permitirá a produção do primeiro medicamento nacional à base de toxina botulínica para uso humano. A parceria é condicionada à construção de uma fábrica em Minas Gerais.
A toxina botulínica, popularmente conhecida por seu uso estético, possui diversas aplicações médicas, como no tratamento de espasmos musculares, estrabismo e paralisia facial. Atualmente, a substância para fabricação do medicamento é importada. Com o acordo, o Brasil terá a primeira empresa produtora da toxina.
Sobre a concessão
A Funed, por meio da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), forneceu suporte laboratorial, teórico e prático para a purificação da toxina botulínica. A Allegro Biotecnologia ficará responsável pelos testes pré-clínicos e clínicos, pelo envase e pela obtenção do registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O contrato tem duração de dez anos e prevê o repasse de valores à Funed, relativos à comercialização do medicamento, além do ressarcimento dos custos de desenvolvimento do projeto nos últimos três anos.
Segundo o Núcleo de Inovação, Pesquisa e Avaliação de Contratos (Nipac) da Funed, os recursos serão reinvestidos em novos projetos de inovação.
Sobre a Funed
A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição centenária de Minas Gerais, atua na pesquisa, produção de medicamentos e análises laboratoriais para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O local é referência em pesquisas com venenos de animais peçonhentos, a Funed produz com exclusividade na América Latina o medicamento Talidomida, utilizado no tratamento da hanseníase e com potencial para tratar outras doenças. Além disso, detém a exclusividade estadual na produção de soros e é o único laboratório público que fornece a vacina contra meningite C para o Ministério da Saúde.
A Funed abriga o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), realizando análises para vigilâncias sanitária, epidemiológica, ambiental e de saúde do trabalhador. A fundação está vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atua em conjunto com outras instituições públicas de saúde do estado.