Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu Port-Vila, em Vanuatu, nesta terça-feira (17), no horário local, disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor danificou prédios e carros e deixou pelo menos uma pessoa morta.
A emissora estadual de Vanuatu, VBTC, mostrou imagens dos danos a carros e construções e relatou que uma pessoa ficou presa em um prédio desabado.
Imagens postadas nas redes sociais mostraram janelas e pilares de concreto entre escombros de um prédio que abriga missões estrangeiras na capital, incluindo as embaixadas dos EUA, Grã-Bretanha, França e Nova Zelândia.
A Reuters conseguiu confirmar a localização pela cor do prédio, painéis das janelas e linha de árvores que correspondiam às imagens do arquivo.
“Nosso prédio do Alto Comissariado, que fica localizado junto aos Estados Unidos, França e Reino Unido, sofreu danos significativos”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia em um comunicado.
Houve interrupções de comunicação em todo o país, acrescentou a declaração.
A polícia relatou que pelo menos uma pessoa foi morta e pessoas feridas foram levadas ao hospital, de acordo com Dan McGarry, jornalista do Projeto de Relatórios sobre Crime Organizado e Corrupção, sediado em Vanuatu, em uma publicação no X.
“Vi três pessoas gravemente feridas em macas esperando tratamento”, ele afirmou.
“Há danos substanciais pela cidade. Temos um prédio que desmoronou”, disse McGarry à Corporação Australiana de Broadcasting em uma entrevista.
A estrada que conecta Port Vila ao seu porto principal foi bloqueada por deslizamentos de terra, ele acrescentou.
A Reuters não conseguiu confirmar imediatamente os números de vítimas, com autoridades em Vanuatu não disponíveis para comentários.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km, afirmou o USGS.
O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA cancelou um alerta inicial de tsunami para Vanuatu.
Autoridades da vizinha Nova Zelândia e Austrália disseram que não havia ameaça de tsunami para seus países.
O USGS disse que não havia ameaça de tsunami para os territórios americanos de Guam e Samoa Americana.
Vanuatu é um pequeno país formado por cerca de 80 ilhas no sul do Oceano Pacífico, a quase 2 mil quilômetros da Austrália.