O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que os avistamentos de drones misteriosos até o momento não incluem qualquer atividade ilegal ou qualquer risco de segurança para os Estados Unidos.
Kirby disse que a avaliação veio das autoridades policiais dos EUA.
A onda de relatos de avistamentos de drones começou em Nova Jersey, em meados de novembro, mas se espalhou nos últimos dias para Maryland, Massachusetts e outros estados dos EUA.
Drones não identificados foram avistados em ao menos oito estados dos Estados Unidos nas últimas semanas, causando pânico, preocupação e diversas teorias da conspiração.
Esses objetos foram avistados tanto sobre bairros residenciais quanto sobre locais restritos e infraestrutura crítica, como pontes e bases aéreas – chegando a causar interrupções em um aeroporto internacional de Nova York, por exemplo.
Com toda a repercussão do caso, o FBI, a agência de investigação federal dos EUA, e o Departamento de Segurança Interna emitiram uma declaração conjunta ressaltando que “não há evidências neste momento” de que os avistamentos representem uma ameaça à segurança nacional ou pública.