Parte do canteiro de obras de uma estação da linha 6-laranja do metrô de São Paulo desabou no início da tarde desta quinta-feira (12). Não há registro de vítimas, segundo os bombeiros.
O desabamento ocorreu na futura estação Bela Vista, localizada na avenida Brigadeiro Luís Antônio. Veja como ficou o canteiro de obras após a ocorrência.
Veja o momento do desabamento:
Segundo a concessionária Linha Uni, responsável pelas obras da linhas 6-laranja, informou que, “durante a passagem da tuneladora sul no poço VSE [Ventilação e Saída de Emergência] Almirante Marques, próximo à futura estação Bela Vista, houve um solapamento parcial do solo dentro do canteiro de obras”.
“Por medida de segurança, a área ao redor do poço já havia sido isolada. Não há feridos e o ocorrido não oferece riscos à população. A equipe técnica está no local. A Linha Uni reforça que mantém comunicação contínua com a comunidade e está atuando para minimizar qualquer impacto a moradores e comerciantes da região”, acrescenta a empresa.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h25 após o desabamento de um muro na rua Rui Barbosa, 714. A ocorrência está em andamento.
Estação Bela Vista
Segundo a empresa responsável pelas obras, a futura estação Bela Vista está 58,15% concluída. A previsão é de que, quando pronta, a estação tenha acessos na rua avenida Brigadeiro Luís Antônio e pelas ruas Petroso, Treze de Maio e Rui Barbosa.
A futura estação terá 60,68 metros de profundidade, ainda de acordo com a Linha Uni.
Linha 6-laranja
A futura linha 6-laranja do metrô ligará a Brasilândia, na zona norte de São Paulo, com a estação São Joaquim, na região central da capital paulista. A previsão é de que o ramal tenha 15 estações e faça conexões com as linhas 1-azul e 4-amarela do metrô e 7-rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Veja as estações previstas:
- Brasilândia
- Maristela
- Itaberaba-Hospital Vila Penteado
- João Paulo I
- Freguesia do Ó
- Água Branca (acesso à linha 7-rubi da CPTM)
- Sesc Pompeia
- Perdizes
- PUC-Cardoso de Almeida
- FAAP-Pacaembu
- Higienópolis-Mackenzie (acesso à linha 4-amarela do metrô)
- 14 Bis-Saracura
- Bela Vista
- São Joaquim (acesso à linha 1-azul do metrô)
De acordo com o governo do estado, as obras da linhas estão 58% concluídas e seguem o cronograma estipulado. A previsão é de que o primeiro trecho do ramal, entre Brasilândia e Perdizes, seja entregue no segundo semestre de 2026.
O segundo trecho, de Perdizes a São Joaquim, deve ficar pronto em 2027, segundo o Palácio dos Bandeirantes.
“Com 15,3 km, a Linha 6-Laranja de metrô reduzirá para 23 minutos um trajeto que hoje é feito pela população de ônibus em cerca de 1h30. A linha deverá transportar mais de 630 mil passageiros por dia”, diz o governo paulista.