Estimado em US$ 194,98 bilhões em 2024, o mercado de Ride-Hailing deverá atingir US$ 296,57 bilhões até 2029, com uma taxa de crescimento anual média (CAGR) de cerca de 8,75% durante o período, aponta a Mordor Intelligence, empresa de pesquisa de mercado.
De fato, a busca por serviços de mobilidade vem aumentando não apenas nos países em desenvolvimento, como Índia, China e Vietnã, mas, também, nas demais regiões, como os Estados Unidos, a Europa e no Brasil.
Para manterem as suas participações em um mercado altamente competitivo, as empresas têm aprimorado seus serviços e expandido as suas atuações em aplicativos móveis.
Um bom exemplo é a inDrive, plataforma global de intermediação de serviços e de mobilidade, que está celebrando seis anos de operação no Brasil com marcos significativos do ponto de vista de tecnologia, oferta e segurança.
Investimento em soluções tecnológicas inovadoras
Entre os destaques está a implementação do sistema Ayan, uma nova arquitetura tecnológica que transforma a experiência dos usuários e reforça a segurança na plataforma. Esse avanço acompanha a expansão da inDrive em território brasileiro.
Com o sistema Ayan, baseado em microsserviços, a inDrive modernizou completamente sua estrutura tecnológica, garantindo maior estabilidade e escalabilidade para suportar o crescimento exponencial no número de usuários e corridas.
Essa atualização trouxe benefícios imediatos, como a redução no tempo de carregamento do aplicativo no Brasil – 14% menor no iOS e 17% inferior no Android –, além de possibilitar o desenvolvimento ágil de novas funcionalidades.
“A implementação do sistema Ayan marca um avanço significativo para a inDrive no Brasil e globalmente. Com essa nova arquitetura, garantimos maior estabilidade e agilidade para atender ao crescimento exponencial de nossa base de usuários, além de viabilizar o lançamento de funções mais robustas para motoristas parceiros e passageiros”, explica Stefano Mazzaferro, Country Manager da inDrive no Brasil.
Segurança no centro das operações
Para a inDrive, não existe futuro sem segurança, uma prioridade do negócio em 2024 em todo o mundo e também no Brasil. Por aqui, por exemplo, uma completa reformulação da Central de Segurança oferece acesso mais rápido e funcionalidades ampliadas.
O botão de emergência, por exemplo, foi reposicionado para facilitar sua utilização, enquanto novas ferramentas permitem o cadastramento de contatos de emergência e garantem prioridade no atendimento durante corridas.
A companhia implementou, ainda, a Avaliação dos nomes dos usuários, Novo sistema interno do suporte (Just) com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a Otimização do compartilhamento de corrida.
Outra novidade importante foi a introdução de chamadas seguras, que protegem a privacidade dos números de telefone entre motoristas e passageiros, além de um sistema robusto de moderação automática para prevenir conteúdos impróprios em mensagens e imagens.
“Segurança é um tópico que está no centro das operações da inDrive globalmente, e 2024 foi um ano essencial para reforçarmos esse compromisso. Estamos focados em criar uma rede mais protegida para nossos usuários, com iniciativas como a reformulação da Central de Segurança e parcerias estratégicas no Brasil, avanços que refletem nossa missão de promover soluções de mobilidade que sejam acessíveis e justas para todos”, comenta Mazzaferro.
Parcerias estratégicas reforçaram essas iniciativas, incluindo uma colaboração com o Observatório Nacional de Segurança Viária e a Polícia Militar do Rio de Janeiro, voltada para a criação de mapas de calor de regiões críticas e reforço do policiamento, sempre respeitando as leis de proteção de dados.
No país, a empresa também oferece, para pessoas físicas, o serviço Cidade a Cidade (transporte interurbano), Entregas e Fretes. Como solução para empresas, a inDrive possui a categoria inDrive Delivery, que funciona como plataforma para gestão de logística no mercado nacional.
“A inDrive segue expandindo suas verticais de mobilidade e entregas no Brasil, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso de impactar positivamente 1 bilhão de pessoas até 2030. O foco em segurança e tecnologia continuará sendo a base para nosso crescimento sustentável e para a construção de soluções que atendam às necessidades locais de forma inclusiva e acessível” finaliza o executivo.
Crescimento exponencial no país em 6 marcos
Desde sua chegada ao Brasil, em 2018, a inDrive:
- Realizou mais de 420 milhões de viagens.
- Cadastrou 15 milhões de usuários em sua base, consolidando sua presença como uma alternativa justa e confiável.
- Opera nos 27 estados e em mais de 140 cidades.
- Conta com mais de 1,3 milhão de motoristas cadastrados no Brasil e já contabiliza mais de 2,5B de km rodados localmente.
- O aplicativo inDrive teve mais de 43 milhões de downloads.
- Soma +10B de reais investidos no país.
A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.