O suspeito de assassinar o CEO da UnitedHealthcare que está sendo interrogado pela polícia é um engenheiro de software de uma família proeminente da cidade de Baltimore, nos Estados Unidos. Ele já havia feito avaliações positivas do manifesto do terrorista doméstico “Unabomber” em um site de livros.
Luigi Mangione, de 26 anos, foi identificado pela polícia de Nova York nesta segunda-feira (9) como uma “pessoa de forte interesse” no assassinato do CEO Brian Thompson na semana passada.
Família
O suspeito é neto de Nicholas Mangione, um importante incorporador imobiliário de Baltimore, e de sua esposa, Mary C. Mangione, uma filantropa que morreu no ano passado. A família Mangione é proprietária da Lorien Health Systems, uma rede de lares de idosos em Maryland, e Luigi foi voluntário lá em 2014, de acordo com sua página no LinkedIn.
Formação
Mangione se formou na prestigiada Gilman School, uma escola só para meninos conhecida como uma das escolas particulares mais elegantes de Baltimore, e foi orador da turma do ensino médio em 2016.
Ele também frequentou a Universidade da Pensilvânia, onde se formou em 2020 com mestrado e bacharelado em ciência da computação e especialização em matemática, disse um porta-voz da universidade à CNN. Mangione era membro da fraternidade Phi Kappa Psi, mostram fotos nas redes sociais.
Trabalho
Depois de se formar, Mangione trabalhou como engenheiro de software para a empresa de vendas online de carros TrueCar, de acordo com sua página no LinkedIn. Seu endereço mais recente foi no Havaí, disseram autoridades da NYPD.
Mangione está registrado para votar no endereço de sua família em Cockeysville, Maryland, um subúrbio de Baltimore, e está registrado como não afiliado a nenhum partido político, de acordo com o site de pesquisa de registro eleitoral do estado. Ele é primo do delegado do estado de Maryland, Nino Mangione, um republicano, confirmou o gabinete do legislador estadual à mídia local.
Seguranças privados bloquearam o acesso à casa da família em um clube de golfe na tarde desta segunda-feira.