O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi às redes sociais na manhã deste domingo (8) para opinar sobre o colapso do regime de Bashar al-Assad na Síria.
“Assad foi embora. Ele fugiu do seu país. O seu protetor, a Rússia, a Rússia, a Rússia, liderada por Vladimir Putin, já não estava interessado em protegê-lo”, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social.
“Em primeiro lugar, não havia razão para a Rússia estar lá”, disse ele, acrescentando que “eles perderam todo o interesse na Síria por causa da Ucrânia”.
“A Rússia e o Irã estão em um estado enfraquecido neste momento, um por causa da Ucrânia e de uma economia ruim, o outro por causa de Israel e do seu sucesso na luta”, disse Trump.
O presidente eleito destacou então o número de soldados mortos de ambos os lados na guerra da Rússia contra a Ucrânia e pediu o fim dos combates.
“Deveria haver um cessar-fogo imediato e as negociações deveriam começar”, escreveu ele, sem especificar a que conflito se referia.
A Rússia tem travado uma guerra na Ucrânia há mais de dois anos, deixando-a com menos poder militar para cobrir as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, na Síria.
Para a Rússia, a queda da Síria significa perder o seu aliado mais próximo no Oriente Médio e minar a sua capacidade de projetar poder enquanto trava a guerra na Ucrânia.