Autoridades iranianas rejeitaram relatos de que seu aliado, o presidente sírio Bashar al-Assad, fugiu do país, já que uma fonte disse à CNN que ele não está em lugar nenhum em Damasco.
“A notícia de que Assad e sua família deixaram a Síria não é verdadeira”, disse Yaqoub Rezazadeh, membro dos Comitês de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento Iraniano neste sábado (7), de acordo com a estatal iraniana Press TV.
Uma fonte com conhecimento da situação disse à CNN no sábado que Assad não está em nenhum dos locais da cidade onde você esperaria encontrá-lo.
A Guarda Presidencial de Assad não está mais posicionada em seu local de residência habitual, como estaria se ele estivesse lá, disse a fonte. O gabinete do presidente sírio insiste que Assad não fugiu da capital.
Um conselheiro do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, se encontrou com Assad em Damasco na sexta-feira, informou a Press TV no sábado.
O conselheiro Ali Larijani teria se encontrado com Assad para transmitir o apoio do Irã ao governo sírio em meio à mais recente revolta rebelde.
Autoridades iranianas também negam relatos de que sua equipe esteja evacuando a embaixada em Damasco.
“Essas alegações não são verdadeiras”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei. “A embaixada do Irã (em Damasco) ainda está operando e continua com suas atividades de rotina”, de acordo com a Press TV.
“Não evacuamos nossos conselheiros e [equipe] da embaixada. Eles estão presentes em Damasco”, disse Rezazadeh. Ele acrescentou que autoridades do Ministério das Relações Exteriores do Irã estão viajando para o Iraque e o Catar.