A Ucrânia exibiu um novo “drone foguete” produzido localmente, nesta sexta-feira (6), que, segundo ela, pode atingir alvos a 700 km de distância — cerca de o dobro do alcance atribuído aos mísseis fornecidos por aliados do Ocidente.
A aeronave não tripulada, chamada “Peklo” — que significa “inferno” em ucraniano — é o segundo “drone foguete” desse tipo revelado por Kiev na tentativa de aumentar sua capacidade de atingir profundamente a Rússia, que a invadiu há 33 meses.
Os drones podem atingir velocidades de 700 km/h, disse um representante da fabricante estatal de armas da Ucrânia, Ukroboronprom (Indústria de Defesa Ucraniana), a repórteres em uma cerimônia onde eles foram oficialmente entregues às Forças Armadas.
Nenhum outro detalhe foi fornecido e nenhuma evidência foi dada sobre o alcance ou velocidade do drone.
A Ucrânia frequentemente deixa seu arsenal de armas de guerra em segredo, citando preocupações sobre dar informações úteis a Moscou.
Os drones têm mais de um metro de comprimento, com pequenas asas de cada lado e duas barbatanas de cauda.
Os mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA têm um alcance declarado de pouco mais de 300 km.
O presidente Volodymyr Zelensky, que esteve na cerimônia desta sexta-feira que coincidiu com o Dia do Exército da Ucrânia, disse no mês passado que a Ucrânia estava desenvolvendo quatro tipos diferentes de mísseis.
Para marcar o Dia do Exército, Zelenskiy depositou flores no muro memorial aos soldados ucranianos mortos.