Uma nova coleção de moedas de 5 libras em homenagem a Paul McCartney foi lançada pela The Royal Mint, a Casa da Moeda Real britânica, nesta sexta-feira (6).
O design da moeda se inspira no famoso “Magic Piano” do ex-Beatle e outros símbolos marcantes da carreira, como o baixo Hofner Violin, escolhidos especialmente por McCartney.
Disponível em acabamentos de edição limitada à prova de metais preciosos, a moeda também vem nas cores do “Magic Piano”, um pequeno piano Alfred E. Knight que o coletivo de arte pop BEV pintou em tons psicodélicos para o músico em 1966.
“É uma grande honra”, disse McCartney sobre a moeda em um comunicado à imprensa, acrescentando: “Não é nada que eu esperaria que acontecesse quando eu era criança.”
Inspirado pelo uso de moedas de um centavo como palhetas de guitarra por McCartney nos primeiros dias, a The Royal Mint também presenteou o músico com uma versão especial da moeda antes da etapa europeia de sua turnê mundial “Got Back”. O plectro único foi produzido usando ouro sustentável, recuperado de lixo eletrônico na fábrica da The Royal Mint no sul do País de Gales.
McCartney, 82, cuja carreira abrange décadas de composição, acaba de completar a parte sul-americana de sua turnê em novembro, tocando para mais de 500 mil pessoas em oito países. A parte europeia começou este mês em Paris e segue para Madri em 9 de dezembro, antes de terminar no Reino Unido em Manchester e depois em Londres, no dia 19 de dezembro.
No início de 2025, a Royal Mint vai leiloar uma edição assinada em ouro da moeda de McCartney que pesa cinco quilos e levou mais de 250 horas para ser feita, incluindo três dias de polimento manual. Assinada por McCartney em Paris durante sua turnê, ela será leiloada junto com quatro edições de prata e cinco quilos.