Um forte vendaval atingiu a cidade de Arroio do Tigre, causando o desabamento de um pavilhão durante um evento local e deixando pelo menos 50 pessoas feridas, segundo a prefeitura, na noite do último domingo (1).
O incidente ocorreu no Parque Municipal de Eventos Atílio Pasa, durante a realização da “Cuca, Linguiça e Chopp”, um evento gastronômico.
De acordo com a Defesa Civil, o vento forte danificou a estrutura do pavilhão, causando o desabamento. As vítimas foram rapidamente socorridas e encaminhadas para o Hospital Santa Rosa de Lima. A maioria dos feridos já recebeu alta, mas alguns permanecem internados para observação. Uma vítima foi transferida para Canoas em razão de uma fratura na pélvis.
Segundo a Secretaria de Saúde de Arroio do Tigre, mais de 50 pessoas que estavam no parque de eventos receberam atendimento médico.
Entre os casos, uma paciente foi encaminhada para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas e outra para o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul, ambas para tratamentos especializados.
Alguns pacientes permanecem em observação no Hospital Santa Rosa de Lima, realizando exames de imagem e outros procedimentos necessários. O atendimento foi realizado com o suporte de 7 médicos, 8 enfermeiras, mais de 20 técnicos de enfermagem e uma equipe de apoio dedicada.
Além do hospital local, outros municípios da região ofereceram apoio, como Sobradinho, que enviou equipes médicas para auxiliar no atendimento aos feridos.
O prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, relatou em suas redes sociais que além dos feridos, o temporal causou danos em diversas áreas da cidade, segundo ele a equipe da Defesa Civil está realizando uma avaliação completa dos danos e trabalhando para restabelecer os serviços essenciais o mais rápido possível.
Marciano também agradeceu o trabalho das equipes de saúde e de todos os envolvidos no atendimento à emergência. Ele também pediu à população que mantenha a calma e siga as orientações das autoridades.
A Defesa Civil mantém o alerta para a ocorrência de chuva forte, granizo e ventos intensos nas próximas horas para o Rio Grande do Sul, atingindo principalmente os Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Médio.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido, para o último domingo, alertas de perigo para tempestades no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
O instituto destacou o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Estragos em todo o estado
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, ao menos 35 cidades foram afetadas pelo temporal. Veja:
- Aceguá: Até o momento 01 casa com telhado danificado
- Arambaré: Relatos de queda de granizo. Destelhamentos e quedas de árvores ( Defesa Civil Municipal atendendo e realizando levantamento dos danos)
- Antônio Prado: Chuvas e ventos fortes
- Arroio do Tigre: Vento forte danificou um pavilhão de eventos localizado no Parque Municipal de Eventos Atílio Pasa. 30 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital local. Todas as vítimas estão estáveis sem risco de morte. Foram feitas duas varreduras no local e não foram encontrados mais feridos nos escombros. Uma vítima foi transferida para Canoas em razão de fratura na pélvis. Ainda que, os geradores do hospital não têm capacidade de alimentar os equipamentos de imagem.
- Arroio dos Ratos: 02 casas destelhadas
- Cachoeirinha: Queda de Árvores, alagamentos pontuais, 6 residências com telhados danificados
- Candiota: 01 residência destelhada
- Canguçu: Residências com telhados danificados
- Canoas: Ocorrências de destelhamentos
- Colinas: Chuva forte com vento ( Defesa Civil Municipal está atendendo os afetados com distribuição de lonas)
- Carazinho: destelhamento de 50 residências em vários bairros e quedas de árvores
- Dom Pedrito: 01 casa destelhada vários pontos de alagamentos e um poste caído
- Eldorado do Sul: Árvores caídas, alagamentos pontuais, 02 casas destelhadas
- Encruzilhada do Sul: Destelhamento em um assentamento do município.
- Gramado: Relatos de ocorrências de destelhamentos devido aos ventos fortes.
- Imbé: Destelhamentos e alagamentos em alguns bairros da cidade
- Itaqui: Residências danificadas (Sendo feito o levantamento dos danos)
- Lajeado: 6 casas com telhados danificados na aldeia indígena de Lajeado
- Minas do Leão: Casas destelhadas, queda de postes e árvores. (Defesa Civil municipal realizando levantamento dos danos)
- Montenegro: 01 ocorrência de destelhamento
- Nova Esperança do Sul: Granizo em alguns pontos. 03 residências atingidas
- Panambi: Chuva forte e pequeno granizo; árvores caídas na Br-158 entre Panambi e Condor (Bombeiros militares fizeram a desobstrução)
- Pelotas: Pontos de alagamentos em algumas ruas da cidade
- Pinheiro Machado: 02 residências com danos nos telhados
- Piratini: 1 residência com danos no telhado
- Porto Alegre: Destelhamentos e alagamentos
- Santa Cruz do Sul: 01 casa destelhada
- Santana do Livramento: Algumas árvores e postes caídos, destelhamento de uma garagem
- Santo Antônio do Palma: Queda de eucaliptos obstruindo rodovia. Trânsito liberado pela equipe. 01 casa parcialmente destelhada, atendida com lona
- São José do Herval: BR 386 totalmente obstruída no km 287. CCR trabalhando no local para desobstrução
- São Miguel das Missões: Registro até o momento de 01 residência destelhada
- Tapejara: Destelhamento total de 02 casas e 08 parcialmente destelhadas, queda de árvores. Desalojados: 04 em casas de familiar
- Taquara: 05 residências parcialmente destelhadas, árvores de pequeno porte caídas em vias já retiradas
- Teutônia: Vegetação caída nas vias (galhos)
- Vacaria: Relatos de ocorrências de destelhamentos devido aos ventos fortes