O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (30) que teve uma reunião “muito produtiva” com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Os dois discutiram questões relacionadas à fronteira e outros tópicos, incluindo comércio, energia e o Ártico.
“Discutimos muitos tópicos importantes que exigirão que os dois países trabalhem juntos para resolver, como a crise do fentanil e das medicamentos que dizimou tantas vidas como resultado da imigração ilegal, acordos comerciais justos que não prejudicam os trabalhadores americanos e o enorme déficit comercial que os EUA têm com o Canadá”, afirmou Trump em sua rede social, Truth Social.
“Trudeau se comprometeu a trabalhar conosco para acabar com essa terrível devastação das famílias americanas”, acrescentou.
A crise de imigração foi um dos principais temas da campanha do republicano. Trump promete fazer uma deportação em massa assim que tomar posse.
Trump e Trudeau jantaram na noite desta sexta-feira (29) em Mar-a-Lago, segundo uma fonte familiarizada com a reunião à CNN.
O jantar ocorre poucos dias depois de Trump ter prometido aumentos massivos nas tarifas sobre produtos vindos do México e do Canadá a partir do primeiro dia da sua administração, pedindo especificamente uma tarifa de 25% sobre todos os produtos enviados para os EUA.
Com informações da CNN.