O governo Biden acredita que o acordo para cessar as hostilidades entre Israel e o Hezbollah tem o potencial de ser um “divisor de águas”, enquanto os EUA renovam seus esforços para garantir um cessar-fogo em Gaza, de acordo com um alto funcionário da Casa Branca.
“Acho que a realização de que, ao assistirem às notícias e perceberem que o Hezbollah decidiu abandoná-los e desvincular os dois conflitos, não há mais ninguém vindo para apoiá-los, é uma mudança poderosa na realidade no terreno”, disse esse funcionário. “Precisamos ver se… isso será suficiente para causar uma mudança na postura nas negociações.”
Em declarações anunciando a trégua entre Israel e Hezbollah, o presidente Joe Biden disse que os EUA irão renovar seus esforços para tentar garantir um cessar-fogo e um acordo de reféns em Gaza.
Este alto funcionário acrescentou que, dadas as conversas recentes, a administração acredita que há também uma “janela de oportunidade”, caso ocorram mudanças em Gaza, para uma normalização nas relações entre a Arábia Saudita e Israel.