O vírus da gripe aviária foi encontrado em um lote de leite cru vendido na Califórnia, nos EUA. O Departamento de Saúde Pública do estado alertou no domingo (23) que os consumidores devem parar de consumir o produto.
A agência afirmou que nenhuma doença foi associada ao lote de leite, mas disse que o leite pasteurizado continua sendo o mais seguro para beber.
“Por excesso de cautela, e devido à disseminação contínua da gripe aviária em vacas leiteiras, aves e casos humanos esporádicos, os consumidores não devem consumir nenhum leite cru afetado”, disse a agência americana.
O leite cru, aquele não passa pela pasterização — processo em que o leite é submetido a temperaturas acima 70º — pode transportar patógenos causadores de doenças. Autoridades de saúde pública alertam contra o consumo de leite cru devido ao risco de doenças e morte. Por conta disso, a venda do produto não é permita nos estados americanos.
Em junho, o FDA havia solicitado que estados que alertassem o público de maneira mais enfática sobre os perigos do leite cru e usassem suas autoridades regulatórias para interromper a venda do produto em áreas onde rebanhos leiteiros testaram positivo para H5N1.
Na última quinta-feira (21), o Laboratório de Saúde Pública do Condado de Santa Clara estava testando produtos de leite cru de lojas de varejo quando uma das amostras testou positivo para gripe aviária H5. No dia seguinte, o condado entrou em contato com as lojas que vendiam o latícinio e recomendou que retirassem o leite cru das prateleiras enquanto a amostra eram testadas novamente. O teste foi feito novamente de forma independente pelo Laboratório de Saúde Animal e Segurança Alimentar da Califórnia no sábado (23).
À medida que a gripe aviária se espalhou entre aves e gado nos EUA este ano, o leite cru voltou a ser fonte de interesse. Entre os consumidores de alto nível estão o Robert F. Kennedy Jr., escolha do presidente eleito Donald Trump para liderar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.
A empresa americana, a Raw Farm LLC recolheu garrafas de 900ml a 1,8 L de seu leite cru com o ID de lote 20241109 e data de validade de 27 de novembro.
A Raw Farm relatou que está usando seus procedimentos de segurança padrão para monitorar vacas quanto a doenças e que o leite do lote recolhido deve estar fora das prateleiras das lojas. Em um comunicado à imprensa disse que “Todos os resultados realizados pela RAW FARM e todos os testes oficiais do CDFA (a agência estadual da Califórnia que regula e testa os produtos Raw Farm) foram NEGATIVOS”.
Em um pronunciamento em vídeo publicado no Youtube, a vice-presidente de marketing disse: “Nenhum de nossos suprimentos foi interrompido, alterado ou pausado”,“Não vamos ajustar nenhuma de nossas rotas. Queremos apenas ter certeza de que sempre teremos muita cautela o tempo todo”.
A CNN entrou em contato com o Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia para comentar .
O novo recall ocorre em meio a surtos de gripe aviária em aves selvagens, aves e gado leiteiro. Não há evidências de transmissão de pessoa para pessoa.
Neste ano, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA registraram 55 casos humanos de gripe aviária, incluindo 29 na Califórnia. A maioria está relacionada a trabalhadores rurais que tiveram contato com animais doentes.
Na semana passada, o CDC anunciou o primeiro caso de gripe aviária nos EUA identificado em uma criança na Califórnia; a investigação sobre como a criança foi exposta está em andamento.
Os sintomas da gripe aviária em humanos incluem sintomas típicos semelhantes aos da gripe, como vermelhidão nos olhos, dor de garganta, coriza, tosse, diarreia, vômito, dores no corpo, fadiga, dificuldade para engolir ou febre. O departamento de saúde da Califórnia incentiva qualquer pessoa que tenha consumido o produto e perceba os sintomas a alertar seu médico ou departamento de saúde local imediatamente.