O presidente da Argentina, Javier Milei, teve uma reunião bilateral com o presidente da China, Xi Jinping, nesta terça-feira (19), no último dia de Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. A imagem do encontro entre eles foi compartilhada pelo líder argentino nas redes sociais.
Segundo a Casa Rosada, os dois discutiram temas importante para a relação bilateral, incluindo a “cooperação construtiva e a ampliação das relações comerciais”.
Os argentinos ainda disseram que a China expressou interesse em incrementar o comércio com Buenos Aires, enquanto a Argentina manifestou vontade de diversificar e aumentar a oferta de exportações.
De acordo com o governo da Argentina, Xi Jinping convidou Javier Milei para uma visita à China e Milei fez o mesmo. Nenhuma data para as viagens foi divulgada.
Milei chegou à Casa Rosada com a promessa de que não faria negócios com comunistas, e citava a China como exemplo. Durante a campanha, ele afirmou que só faria “transações com o lado civilizado da vida, que é o Ocidente”.
Contudo, o argentino disse recentemente que a China é um sócio comercial “interessante” porque é um grande comprador e “não exige nada” em troca, apenas que não seja incomodado.
Durante o G20 deste ano, o primeiro com a participação dele, Milei protagonizou um dos momentos que mais repercutiram na Cúpula até agora. Ele cumprimentou o presidente Lula, anfitrião do encontro, mas os dois não esboçaram reações muito calorosas, o que destoou da recepção do presidente brasileiro a outros líderes mundiais.
Além do encontro bilateral com o chefe de Estado chinês, Milei se reuniu com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.