Duas bombas de flash foram disparadas contra a casa do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na cidade de Cesareia, no norte de Israel, neste sábado (16) e caíram no jardim, disse a polícia.
Netanyahu e sua família não estavam presentes e não houve danos relatados, acrescentou em um comunicado.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, disse que o incidente cruzou “todas as linhas vermelhas” em uma postagem no X no início deste domingo (17), no horário local.
“Não é possível que o primeiro-ministro de Israel, ameaçado pelo Irã e seus representantes que estão tentando assassiná-lo, esteja sujeito às mesmas ameaças de casa”, disse Katz.
Ele também pediu que as agências de segurança e judiciais tomassem as medidas necessárias.
O presidente de Israel, Isaac Herzog, condenou o incidente em uma postagem no X e disse que uma investigação estava em andamento.
“A incitação contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu cruza todos os limites. Jogar uma bomba de flash em sua casa é cruzar outra linha vermelha”, disse também o ministro da Segurança, Itamar Ben-Gvir no X.
Em outubro deste ano, um drone foi lançado em direção à casa do primeiro-ministro em Cesareia.
Ao norte de Israel, as forças israelenses têm trocado ataques com o grupo armado Hezbollah do Líbano desde outubro de 2023. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo incidente deste sábado.
O que se sabe sobre o ataque do Irã contra Israel