O FBI está oferecendo até US$ 25 mil pela troca de informações sobre o suspeito que, segundo eles, ateou fogo em várias urnas eletrônicas no estado de Washington e Oregon durante a votação antecipada em outubro.
As autoridades registraram três incêndios de urnas eletrônicas em Vancouver, Washington, e Portland, no Oregon.
Em ambos os estados, a maioria da população vota por correios ou pela cédula ao invés de votar pessoalmente. Em decorrência do crime, centenas de cédulas foram destruídas ou danificadas.
O primeiro incidente ocorreu em 8 de outubro em Vancouver, quando uma urna foi incendiada entre 3h30 e 4h, horário local, disse o FBI.
Vinte dias depois, em 28 de outubro, entre 2h e 4h da manhã, do horário local, “dispositivos incendiários improvisados” foram colocados em urnas eletrônicas em Vancouver e Portland, informou o FBI.
Na quarta-feira (13), a agência de investigação divulgou um vídeo de segurança do dia 28, mostrando um indivíduo dirigindo até uma urna de Portland.
A pessoa parecia acender um objeto e colocá-lo sobre a urna antes de sair dirigindo. O vídeo mostra a fumaça começando a sair da lateral da urna e, em seguida, a erupção de faíscas e chamas foi vista.
Autoridades acreditam que o suspeito seja responsável pelos três incêndios
O veículo foi descrito pelo FBI como um sedã Volvo S-60 de 2003 a 2004, de cor escura, com rodas escuras e interior claro.
O carro não possuia o logotipo da fabricante na parte da frente e, na época dos incidentes do final de outubro, tinha uma placa falsa de Washington na parte traseira – que segundo o FBI, pode não estar mais no veículo.
A agência também descreveu o motorista como um homem branco com cabelos ralos, com idade estimada entre 30 e 40 anos. Acredita-se que ele tenha alguma experiência em trabalhos com metal e solda, afirmou o serviço de inteligência.
A polícia de Portland descreveu anteriormente a soldagem “muito detalhada” dos dispositivos incendiários, dizendo que o suspeito “obviamente tem alguma habilidade nessa área”, conforme relatado pela CNN.
Cerca de 500 cédulas danificadas foram recuperadas de uma das urnas queimadas em Vancouver, enquanto a maioria das cédulas de Portland sobreviveu devido ao supressor de fogo instalado na urna, disseram as autoridades eleitorais.
Elas ainda declararam que conseguiram enviar centenas de cédulas de reposição para os eleitores afetados pelo correio – embora várias delas não pudessem ser identificadas e algumas possam ter sido completamente reduzidas a cinzas.
Menos de 1% das pessoas no condado de Multnomah, no Oregon, votam pessoalmente, disse o diretor eleitoral do condado, Tim Scott.
No Condado de Clark, em Washington, cerca de 60% das cédulas recebidas são de urnas eletrônicas, enquanto 40% são pelo correio, informou o Auditor do Condado de Clark, Greg Kimsey.
Os incidentes, que ocorreram poucos dias antes do dia da eleição, levaram as autoridades a aumentar a segurança em torno das urnas eletrônicas na área, incluindo patrulhas policiais.