O Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, na capital fluminense, recebe 55 delegações, de 40 países e de 15 organismos internacionais para a Cúpula do G20 nestas segunda-feira (18) e terça-feira (19).
Quiz: Teste seus conhecimentos sobre os feriados de novembro.
O evento internacional deve alterar essa e outras rotas turísticas nas proximidades — conhecidas pelos cariocas e destinos de viajantes. Veja os cartões postais fechados nesta semana.
Pontos turísticos próximos aos eventos do G20
Por sediar o evento, o MAM está fechado desde maio para reformas estruturais para comportar as delegações.
A previsão é de que o museu retome a programação normal em dezembro, com uma exposição criada para os líderes mundiais participantes do G20 com ícones da arte moderna e contemporânea brasileira. O mirante fica fechado até segunda-feira (18).
Durante o G20, o MAM tem programação voltada para o evento:
- Quinta-feira (14) – das 9h às 16h (última entrada 15h)
- Sexta-feira (15) – das 9h às 16h (última entrada 15h)
- Sábado (16) – das 9h às 16h (última entrada 15h)
- Domingo (17) – das 9h às 16h (última entrada 15h)
O Parque do Flamengo, que abriga monumentos, casas de show e o Cine Glória, também estará fechado a partir do desta sexta-feira (15). As orlas das praias do Leme ao Leblon não estarão abertas. Até quarta-feira (20), a caminhada só pela orla só será permitida no calçadão.
Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro, ressaltou à população que a rotina dos cariocas muda durante os dias de evento. “Vai ter de se programar porque o Rio não estará vivendo um período normal. A gente pede a colaboração da população, que preste atenção, se mobilize e receba bem nossos visitante”, disse o prefeito.
O Complexo Mauá, na região portuária, também será palco do evento, com programação que vai de palestras e reuniões a shows abertos ao público e gratuitos no fim da tarde. A expectativa é de que 40 mil pessoas assistam às apresentações na Praça Mauá.
O Vivo Rio, a Marina da Glória , a Fundação Getúlio Vargas e o monumento a Estácio de Sá e a orla da Zona Sul também devem estar ocupados com as atividades do evento. Os hotéis da região também estarão destinados aos líderes e delegações.
Vale lembrar que estas segunda-feira (18) e terça-feira (19) serão feriados decretados pela prefeitura do Rio de Janeiro e as atrações turísticas devem seguir o horário de funcionamento comum a feriados.
Marquês de Sapucaí e Terreirão do Samba
Durante o período do G20,o Sambódromo operará até domingo (17), como base para estacionamento de 100 ônibus. O Terreirão do Samba não tem programação prevista para esse período, conforme a Riotur, empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro.
Cristo Redentor, AquaRio e Muhcab
O Cristo Redentor e o Santuário do Cristo Redentor funcionarão no horário normal durante o G20.
O AquaRio, maior aquário da América do Sul, instalado na região há oito anos, terá horário estendido de 15 a 20 de novembro. Nesses dias, o fechamento será às 18h e o público pode entrar até as 17h.
O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na Rua Pedro Ernesto, na Gamboam deve ficar aberto O espaço inaugura nesta quinta-feira (14), a exposição “1897 — Reino do Benin”, do artista nigeriano Osa Seven. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 10h às 17h, de terça a domingo.
Parque Bondinho Pão de Açúcar
Cartão-postal do Rio de Janeiro, o Parque Bondinho Pão de Açúcar terá uma programação especial para as crianças, além de festas e samba, no feriado decretado pelo G20.
Desta quinta-feira (14) até quarta-feira (20), os Detetives do Prédio Azul invadem o espaço. O parque também terá uma festa na sexta-feira (15), com o músico, produtor musical e multi-instrumentista que toca techno e house, Annëto.
No sábado (16), o espaço recebe o Saxofonista Gutto, conhecido como Gutto Sax. A edição de festas é encerrada na quarta-feira (20), com o DJ Tomaxx convida a DJ e Produtora Musical Bruna Strait.
De domingo (17) a terça-feira (19), o samba está é por conta de escolas de samba como Portela, Unidos de Padre Miguel e Estação Primeira de Mangueira.
Ilha Fiscal e Maracanã
No interior da baía de Guanabara, na fronteira ao centro histórico da cidade, a Ilha Fiscal estará fechada para visitação pública nos dias 21 e 30 deste mês. Já o estádio Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro, segue com horário normal (das 9h às 17h) – exceto em dias de jogos.