A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais registrou um caso suspeito da doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), cuja a variante se assemelha à doença da vaca louca. A informação foi confirmada pela pasta nesta terça-feira (12).
O caso foi registrado no município de Caratinga, localizado a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte. O paciente é um idoso de 78 anos e apresenta indícios de alterações neurológicas.
No entanto, a secretaria ainda afirma que não há confirmação da doença da vaca louca no estado e que o episódio aconteceu de forma esporádica. Segundo a pasta, 85% dos casos da doença costumam ser registrados sem causa identificada. A DCJ, geralmente, afeta pessoas entre 55 a 70 anos e é discretamente prevalente em mulheres.
“A identificação da proteína 14-3-3 no líquor tem um alto grau de especificidade e sensibilidade para o diagnóstico das formas de DCJ. No entanto, a confirmação definitiva só é possível por meio de exame neuropatológico de fragmentos do cérebro, em caso de óbito”, afirmou a secretaria.
Assim, a variante da Doença de Creutzfeldt–Jakob (vDCJ) é que está associada ao consumo de carne e subprodutos de bovinos contaminados com Encefalite Espongiforme Bovina, conhecida como a doença da “vaca louca”, que predominantemente afeta pessoas jovens, abaixo dos 30 anos, o que se distingue do paciente em questão.
Sintomas
A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é neurodegenerativa, caracterizada por provocar uma desordem cerebral com perda de memória e tremores, segundo o Ministério da Saúde. Saiba os sintomas:
- Desordem cerebral com perda de memória;
- Tremores. Em um terço dos casos, os pacientes apresentam;
- Falta de coordenação de movimentos musculares;
- Distúrbios da linguagem;
- Perda da capacidade de comunicação;
- Perda visual.
Quando se trata de sua variante (vCJD), o paciente apresenta sintomas tipicamente psiquiátricos inespecíficos, comportamentais e sensoriais em 63% dos casos. Além disso, também é possível perceber enfraquecimento ou perda de algum dos sentidos, sensação de dormência ou formigamento alguma parte do corpo, depressão, ansiedade, psicose, alucinações auditivas ou visuais, abstinência, agitação, irritabilidade, insônia, perda de interesse e esquecimento.
*Sob supervisão