Um militar do corpo de bombeiros ficou ferido após cair de um prédio enquanto realizava uma intervenção a uma vítima em surto psicótico, no bairro do Centro Histórico em Porto Alegre (RS), na última quarta-feira (6).
Durante a ocorrência, o soldado utilizava o chamado “rapel tático”, uma vez que um homem estava em surto psicótico e tentava se jogar do patamar, explicou o tenente-coronel Deoclides à CNN.
“Seria realizado um apoio ao SAMU, que estaria com a medida para internação compulsória dele, mas como ele estava muito alterado e em surto e também tinha um cachorro Pitbull dentro do apartamento, o nosso oficial estava tentando verbalizar de convencê-lo a desistir da ação”, contou o tenente.
“Havia um risco muito grande de incêndio visto que ele tinha derramado gasolina, produto inflamável e estava fumando então era muito arriscado”. Segundo o coronel, depois de mais de três horas, o soldado fez o rapel tático quando houve o acidente.
A autoridade disse ainda que o nível que o homem em surto estava era de aproximadamente seis metros, enquanto o nível em que os bombeiros estavam era 2 pisos acima, 12 metros.
“Ainda não se sabe o que que realmente aconteceu porque ele é um profissional muito técnico, um profissional com experiência, tem curso na área e atendeu já diversas ocorrências dessa complexidade e sempre teve êxito”, disse Deoclides.
O corpo de bombeiros afirmou ainda que o agente envolvido no acidente sofreu uma fratura no tornozelo e já teve alta.
Uma vez que o homem em surto estava armado, policiais do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar (BOPE) auxiliaram na ocorrência. “É uma ocorrência típica de bombeiro, mas quando tem vítimas junto no caso ali com arma branca ou arma de fogo aí há uma intervenção policial também”, explicou o tenente-coronel.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os agentes de trânsito isolaram o acesso da avenida Borges de Medeiros para a rua Jerônimo Coelho e da Avenida Salgado Filho para a rua Marechal Floriano sentido norte-sul, para garantir a segurança dos trabalhos na ocorrência.
A EPTC informou ainda que o local ficou isolado até por volta das 15h.
*Sob supervisão