Autoridades do Departamento de Segurança Interna estão se preparando para uma mudança radical na política de imigração sob o novo governo Trump. Essa preparação gerou algumas ligações interinstitucionais nesta quarta-feira (6), enquanto os funcionários se preparam para as próximas semanas.
Um funcionário da Segurança Interna descreveu à CNN o clima interno como uma “mistura de sentimentos”. Uma das principais questões apresentadas é o que pode acontecer com as políticas do governo Biden, como os programas que possibilitam que imigrantes trabalhem e vivam temporariamente nos Estados Unidos.
“A política ficou em choque”, disse outro funcionário da Segurança Interna.
Em seus primeiros dias no cargo, o presidente Joe Biden acabou com muitas dos programas imigratórios controversos do governo Trump. Agora, essas políticas podem retornar.
Para alguns no Departamento de Segurança Interna, isso é uma notícia bem-vinda. Nos últimos três anos, o governo Biden enfrentou múltiplas crises em suas fronteiras, recebendo fortes críticas interna e externamente tanto de republicanos, quanto de democratas.
Autoridades do governo Biden acabaram adotando uma postura muito mais dura na fronteira entre os EUA e o México nos últimos meses. Isso resultou em uma queda drástica nas travessias de imigrantes em direção aos Estados Unidos.
Ainda assim, alguns membros das agências de imigração do departamento elogiaram a vitória de Trump.
“Há muito otimismo e esperança”, disse outro funcionário da Segurança Interna.
Trump vai superar Biden e se tornar o presidente mais velho dos EUA