O corpo do turista identificado como Pedro Henrique Souza dos Santos Lopes, de 28 anos, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço, nesta segunda-feira (4), no Parque Estadual da Serra do Papagaio. em Aiuruoca (MG).
Os militares informaram que foram acionados, em um primeiro momento, para realizar buscas pelo turista que estaria perdido na mata.
Segundo informações repassadas aos bombeiros, o turista estava hospedado em um chalé da região e havia saído na manhã do último sábado (2) para passear na conhecida cachoeira do Fundão, que fica dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Papagaio. No entanto, ele não retornou para o chalé.
Moradores da região haviam informado os militares, assim que chegaram, de que algumas pessoas já haviam avistado um corpo caído embaixo da cachoeira, que tem cerca de 120 metros de altura.
Os militares precisaram fazer o deslocamento por meio de trilhas entre rochas e mata fechada. Devido ao local ser de difícil acesso, os bombeiros levaram cerca de uma hora para chegar próximos ao local onde o corpo estava caído.
Segundo os bombeiros, “o jovem estava na parte medial da cachoeira, entre as quedas d’água, a aproximadamente 15 metros de um ponto de acesso de visitante.”
Após avaliação das formas de acesso e levando em consideração as condições climáticas, que previam um aumento das chuvas, que naquele momento já estavam significativas, a equipe de bombeiros, utilizou técnicas de salvamento em altura para acessar o local onde a vítima estava.
Os militares relataram que ele se encontrava sem ferimentos aparentes, porém já sem vida e com o corpo rígido, indicando que a morte já havia acontecido há bastante tempo.
O corpo do turista foi retirado da cachoeira e transportado entre as trilhas com a ajuda dos moradores da comunidade.
Após a relocais, o corpo foi encaminhado para o IML de São Lourenço. As causas da morte ainda são desconhecidas.