Durante a Operação Rota Segura, deflagrada nesta quinta-feira (31) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, o traficante Luís Fernando Umbelino dos Santos, de 31 anos, conhecido como “Tonelada”, morreu após confronto com policiais no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador.
A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia e a Polícia Federal do estado.
Apontado como responsável pela logística de armas para um “bonde” de uma facção criminosa, Tonelada abastecia o grupo com armamento usado em ataques a viaturas policiais e disputas com rivais.
Em liberdade provisória por tráfico de drogas e roubo, ele foi encontrado durante o cumprimento de mandados de busca na Chapada do Rio Vermelho.
Segundo a SSP, no momento da abordagem, Tonelada reagiu e foi atingido em uma troca de tiros. Ele foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.
Na manhã desta quinta-feira (31), ordens judiciais estão sendo cumpridas nos bairros Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, em Salvador.
A Operação Rota Segura segue com incursões e reforço policial nas localidades do Complexo do Nordeste de Amaralina, com apreensão de armas, munições e drogas.