O governador de Minnesota e candidato democrata a vice-presidente dos Estados Unidos, Tim Walz, disse em uma entrevista nesta quarta-feira (3) que a consequência que mais o preocupa se Donald Trump vencer a eleição é o potencial do ex-presidente de fazer as pessoas “perderem a fé” no voto e na participação na democracia.
“Donald Trump quer que sejamos cínicos”, disse Walz ao apresentador Rickey Smiley num programa de rádio. “Sempre fomos um grande país. E o que mais me preocupa é que as pessoas percam a fé nisso e digam: ‘Que diferença faz se eu votar ou não?’ Faz toda a diferença.”
O aspecto de uma potencial vitória de Trump que “nos mantém acordados à noite” é que a retórica e a agenda do ex-presidente irão “nos dividir e nos isolar”, disse ele.
“Não tenho dúvidas de que Donald Trump seguirá em frente com o que fez. Vai se livrar do Departamento de Educação, conceder cortes de impostos aos bilionários, se desfazer dos nossos cuidados de saúde, continuar retirando os direitos reprodutivos das mulheres. Ele fará todas essas coisas. E o que me preocupa é que as pessoas digam: ‘Que diferença isso faz?’”, acrescentou.
O que é o Colégio Eleitoral das eleições dos EUA?