Nesta sexta-feira (25), a Polícia Civil de Santa Catarina prendeu 20 foragidos pelo crime de estupro, um dos homens foi preso no Rio Grande do Sul e outro no Paraná.
Um homem condenado a 21 anos e seis meses de prisão foi um dos alvos da operação “Lastro do Silêncio”, que foi realizada justamente no dia nacional de combate ao estupro.
O delegado Allan Antunes Marinho Leandro, responsável pela delegacia de capturas, explicou que a equipe levou 4 meses para apurar as informações sobre os investigados e descobrir a localização de cada um. “Todos os 20 casos foram muito emblemáticos. Agora, além de retirar criminosos das ruas, a operação destaca a importância das vítimas não ficarem em silêncio com relação aos crimes sexuais”, disse.
O homem preso no Rio Grande do Sul, estava escondido no estado vizinho. De acordo com a polícia, ele estuprou uma mulher e manteve ela em cárcere privado durante toda a noite para continuar com a violência sexual. O crime ocorreu há dois anos, em Florianópolis onde ele foi preso e teve o benefício da tornozeleira eletrônica. Logo depois ele rompeu o equipamento e fugiu para o estado gaúcho.
O delegado geral de Santa Catarina ressaltou que ações como esta são importantes para que as vítimas procurem a polícia, mesmo que de forma sigilosa.
“Cada prisão representa uma resposta eficiente, levando às vítimas a certeza de que seus agressores serão responsabilizados”, disse.