O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, participou da cúpula ampliada dos Brics em Kazan, na Rússia, e surpreendeu ao discursar como se a Venezuela já fizesse parte do grupo.
O evento, que contou com a presença de 35 países e seis organizações internacionais, foi marcado pela desenvoltura do líder bolivariano.
Durante seu pronunciamento, Maduro declarou: “A Venezuela faz parte desta família dos Brics”, agradecendo a Putin pelo convite. O líder venezuelano ainda ressaltou que seu país poderia oferecer uma “valorosa contribuição revolucionária” ao bloco.
Maior cúpula dos Brics
Esta edição do encontro foi considerada a maior desde a criação do grupo, refletindo o esforço do presidente Putin em demonstrar que a Rússia não está isolada internacionalmente.
Para a Venezuela, a aproximação com os Brics representa uma oportunidade de aliviar a pressão diplomática e as sanções que o país enfrenta.
O analista sênior de Internacional da CNN, Américo Martins, ressaltou ao CNN 360° desta quinta-feira (24) que Maduro foi um dos presidentes que se sentiu mais à vontade durante o evento. “Ele fez um discurso como se já fosse membro dos Brics”, observou.
Posicionamento de Putin
Em entrevista coletiva após o encontro, Putin abordou a situação da Venezuela.
Ele reconheceu a divergência de posições entre Brasil e Rússia sobre o tema, mas reafirmou seu apoio a Maduro, considerando legítima sua vitória nas eleições.
Putin também mencionou ter conversado com Maduro a pedido do presidente Lula, embora não tenha revelado o conteúdo da conversa.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.