Os três estados da região Sul do Brasil –Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná– estão em alerta para “tempo severo” pelas próximas 72 horas em razão da formação de um ciclone extratropical. A advertência foi publicada nesta quarta-feira (23) em um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o Inmet, há possibilidade de temporais com alagamentos e fortes rajadas de vento –chegando perto 100 km/h.
O deslocamento do ciclone, que deve ocorrer, principalmente entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul, deverá trazer áreas de instabilidades associadas ao fenômeno e uma frente fria que irá se formar.
Segundo a previsão, a chuva deve ter início na metade sul do Rio Grande do Sul entre a noite desta quarta-feira (23) e madrugada de quinta-feira (24). À medida que o ciclone avança em direção ao alto-mar, a frente fria deve ganhar força sobre o estado, intensificando os temporais.
Santa Catarina e o Paraná deverão ser atingidos pelas tempestades entre a tarde e noite de quinta-feira (24). Os ventos poderão variar de 50 a 70 km/h, com rajadas mais intensas ao redor dos 100 km/h, de acordo com o Inmet.
Algumas regiões terão tempestades e fortes rajadas de vento desde a Lagoa dos Patos, passando por Porto Alegre, região metropolitana, parte da Serra Gaúcha, noroeste gaúcho oeste catarinense e oeste paranaense.
O instituto alertou também para o risco de alagamentos com os maiores volumes de chuva previstos para o Rio Grande do Sul, principalmente na região da Campanha, entre Santana do Livramento até o Chuí, com volumes entre 50 e 100 milímetros.
* Sob supervisão