O Hemorio divulgou, neste domingo (20), o resultado de testes preliminares para a presença do vírus HIV em amostras de sangue de doadores de órgãos. Todos os exames resultaram em negativo.
Após a descoberta de casos de infecções por HIV em pacientes transplantados após um falso negativo nos exames realizados pelo laboratório PCS Lab Saleme, contratado pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, o Hemorio se encarregou de retestar mais de 280 amostras de sangue.
Apesar dos resultados preliminares apontarem que não há casos positivos no material analisado, o Hemorio afirmou que decidiu dar início a uma segunda bateria de testes.
A decisão, segundo o órgão, foi tomada pela relevância do caso. Ainda não há uma data prevista para que saiam os resultados da segunda bateria de exames.
Relembre o caso
Seis pessoas que estavam na fila de transplante da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro receberam órgãos infectados por HIV de dois doadores e testaram positivo para o vírus, em um incidente sem precedentes na história do serviço.
O caso está sendo investigado pela própria secretaria, assim como pelo Ministério da Saúde, Ministério Público do Rio de Janeiro, Polícia Civil e Conselho Regional de Medicina.
Até o momento, cinco pessoas ligadas ao laboratório responsabilizado pelos erros nos testes foram presas.