O ex-presidente Donald Trump, de 78 anos, disse em um evento no domingo (20) que “não está tão perto dos 80” enquanto novamente elogiava os testes cognitivos que afirma ter “passado com louvor”.
“Na verdade, eu pedi um teste cognitivo para todas as pessoas que querem concorrer à presidência. Não acho que isso deva ser baseado na idade. Você sabe, alguns dos maiores líderes do mundo — e eu não tenho 80 anos, e não estou tão perto disso. Mas no caso de Biden, ele tem 81 ou 82, e tudo bem, porque eu conheço pessoas que são incrivelmente bem-sucedidas. A propósito, um homem muito bem-sucedido é Rupert Murdoch (magnata da mídia), e ele tem 93 ou 94 anos,” disse Trump em Harrisburg, Pensilvânia. O presidente Joe Biden completa 82 anos no próximo mês.
“Eu não tenho problemas cognitivos — ela pode ter um problema cognitivo,” disse Trump sobre a vice-presidente Kamala Harris. “Mas eu não tenho problema cognitivo.”
“Mas eu gostaria de ver testes cognitivos para qualquer pessoa que esteja concorrendo à presidência ou à vice-presidência,” afirmou Trump.
Teste de 2020
O ex-presidente já expressou apoio a exigir testes de competência mental para os candidatos. “Estou totalmente a favor dos testes,” disse Trump à jornalista Kristen Welker da NBC no ano passado, citando um teste cognitivo que fez em 2020 no Walter Reed National Military Medical Center. “Eu passei com louvor. Acerto tudo.”