Pelo menos sete pessoas morreram no sábado (19) após a queda de parte de uma passarela de um cais de balsas na Ilha Sapelo, na Geórgia, EUA, de acordo com o Departamento de Recursos Naturais (DNR) do estado.
Várias outras foram levadas para hospitais, informou a Associated Press, citando Tyler Jones, porta-voz do DNR da Geórgia.
O incidente ocorreu enquanto multidões se reuniam na ilha para uma celebração da pequena comunidade Gullah-Geechee de descendentes de escravizados.
A passarela desabou por volta das 16h30 no horário local, depois que um barco colidiu com o cais, conforme relatou um comissário do condado de McIntosh à afiliada da CNN, WTOC. Várias pessoas caíram na água com a queda do cais.
Jones disse que não sabia o que causou o acidente, mas os oficiais acreditam que havia pelo menos 20 pessoas no cais no momento, segundo a afiliada WSB da CNN.
Entre os mortos, está um capelão do DNR, informou Jones à AP.
Ainda não está claro quantas pessoas ficaram feridas, segundo um comunicado do Departamento de Recursos Naturais da Geórgia.
O Escritório do Xerife do Condado de McIntosh disse anteriormente no sábado, em uma postagem no Facebook, que estava “trabalhando em uma situação ativa na Ilha Sapelo,” com a participação de várias agências.
“Estabelecemos um ponto de reunificação familiar na Igreja Batista Elm Grove,” dizia a postagem. “Pedimos que qualquer pessoa em busca de familiares verifique lá primeiro.”
A CNN entrou em contato com o Escritório do Xerife do Condado de McIntosh, o serviço de emergência do Condado de McIntosh, o Departamento de Recursos Naturais da Geórgia e a Guarda Costeira dos EUA em busca de mais informações.
“A passarela foi segura na Ilha Sapelo e o incidente está atualmente sob investigação,” informou o DNR da Geórgia no comunicado.
O governador republicano Brian Kemp disse que estava “de coração partido” com a notícia.
“Marty, as meninas e eu estamos de coração partido pela tragédia de hoje na Ilha Sapelo,” disse Kemp em uma postagem no X. “Enquanto os socorristas estaduais e locais continuam a trabalhar nesta cena ativa, pedimos que todos a população do estado que se unam a nós em oração pelas pessoas que se foram, por aquelas que ainda estão em perigo e por suas famílias.”
A Ilha Sapelo é uma ilha costeira da Geórgia, acessível apenas por barco. A ilha abriga cerca de 70 residentes permanentes, de acordo com o Explore Georgia. A maioria deles é descendente de escravizados que trabalharam em plantações.
As balsas normalmente partem do cais do lado da Sapelo três vezes por dia, levando visitantes ao cais no continente em Meridian. A ilha sofreu danos significativos durante o furacão Helene, incluindo uma interrupção de energia de seis dias, segundo o Southern Poverty Law Center.