Nicole Mariamne Barth, de 14 anos, morreu após desmaiar depois de um jogo de basquete no Colégio Santa Terezinha, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A aluna da unidade foi atendida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.
O jogo fazia parte de um campeonato interescolar, que teve as partidas de sábado (19) e domingo (20) canceladas após a morte da garota. A escola lamentou o ocorrido.
Na manhã desta sexta-feira (18), a adolescente teve uma parada cardiorrespiratória, que foi identificada pelo educador físico. O professor iniciou um conjunto de medidas e procedimentos técnicos para tentar manter a vida da vítima, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital catarinense.
Cerca de onze minutos depois do acionamento, a primeira ambulância e as equipes de emergência realizaram técnicas de reanimação, com uso de aparelho desfibrilador e oxigênio suplementar.
Outra ambulância (UTI Móvel) chegou para apoio, cinco minutos após o seu acionamento, de acordo com a secretaria. Foram utilizados medicamentos para reversão da parada cardiorrespiratória e choques tipo desfibrilação.
As equipes tentaram reanimar a jovem por 1 hora e 20 minutos, em “máximo esforço”, e “esgotando todos os recursos de atendimento disponíveis na ambulância”. Nicole não resistiu.
O que diz o colégio Santa Terezinha
Prezadas famílias,
É com pesar que comunicamos o falecimento de nossa aluna Nicole Mariamne Barth, na manhã desta sexta-feira, dia 18.10.
Pedimos a todos que, independente de sua fé, dediquem suas orações para confortar o coração dos pais, familiares, amigos, colegas, professores e todos os funcionários que estão imensamente entristecidos com esse trágico momento.
Guardamos em nossos corações a lembrança da Nicole como uma jovem talentosa e amável que sempre nos encherá de orgulho e saudades.
Que nossas orações alcancem o coração de seus pais.
Respeitosamente,
Colégio Santa Terezinha.