Quase cinco meses depois de ter sido fechado por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, recebeu uma aeronave na manhã desta sexta-feira (18).
O primeiro avião que pousou levava os ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). As operações comerciais no terminal deverão ser retomadas na próxima segunda-feira (21).
A reabertura, porém, será gradual. Segundo o ministro, na primeira fase, o aeroporto receberá 70% dos voos que tinha antes do fechamento. Ele acrescentou que 1.700 metros da pista serão reabertos na segunda-feira e outros 1.500 em dezembro.
O aeroporto foi fechado no início de maio em razão da pior enchente da história de Porto Alegre. Desde então, a Base Aérea de Canoas –na região metropolitana de Porto Alegre– passou a operar temporariamente alguns dos voos que teriam o Salgado Filho como origem ou destino.
Segundo o ministro, as operações em Canoas não serão imediatamente interrompidas.
No final de agosto deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou o repasse de R$ 426 milhões ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre para viabilizar a reconstrução da infraestrutura, prejudicada pelas enchentes.