Relatos e vídeos de moradores nas redes sociais denunciaram uma enorme troca de tiros entre traficantes de facções rivais em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro. O confronto foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, na manhã desta quinta-feira (17).
O 9º Batalhão da Polícia Militar, em Rocha Miranda, confirmou o reforço no policiamento em comunidades do Complexo do Campinho e o Morro do Fubá.
A inteligência da Polícia identificou que há possibilidade de criminosos escondidos nas matas da região e em casas de moradores. O aumento dos tiroteios na zona norte têm acontecido com a disputa das facções criminosas por espaço e pelo controle do tráfico de drogas.
Segundo a Polícia Militar, traficantes do Morro da Serrinha, ligados ao TCP (Terceiro Comando Puro) tentaram, sem sucesso, invadir e tomar o controle do Morro do Fubá, “dominado” pelo Comando Vermelho, o que resultou em uma noite de tiroteio intenso para os moradores da região.
A Polícia afirmou que a situação foi normalizada no início da manhã e, até a publicação desta nota, não há registros de novos confrontos.
Nas redes sociais, diversos moradores registraram o susto vivido na madrugada desta quinta-feira.
Segundo alguns relatos, os confrontos duraram cerca de 3 horas, e disparos de fuzis e até mesmo granadas foram ouvidas.
A rotina do comércio, a circulação do transporte público e o funcionamento de instituições do estado não foram afetadas.