A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou as novas propostas de imagens e mensagens de advertências sanitárias que poderão estar na parte posterior das embalagens de produtos fumígenos e nos mostruários expostos nos pontos de venda.
Essas propostas serão debatidas em uma audiência pública marcada para esta sexta-feira (18), das 9h às 13h, no auditório da agência em Brasília.
Segundo a Anvisa, as advertências sanitárias precisam ser atualizadas regularmente para informar o público sobre os principais riscos à saúde associados ao consumo de derivados do tabaco, além de destacar as substâncias nocivas presentes nesses produtos.
A audiência será aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O auditório tem capacidade para 240 pessoas, com entrada por ordem de chegada.
Na quarta-feira (9), a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou a realização da audiência pública.
De acordo com a agência, o objetivo da proposta é modernizar o design e a organização dos elementos nas embalagens de produtos fumígenos. Para isso, a Anvisa realizou um estudo avaliando as advertências atuais e criou um grupo técnico para desenvolver o novo conjunto de alertas.
“É importante ressaltar que essas advertências sanitárias consistem em uma das campanhas de comunicação em saúde mais efetivas já desenvolvidas no país, tendo colaborado significativamente para a política de saúde pública de combate ao tabagismo”, afirmou a Anvisa em nota.