Uma série de sistemas meteorológicos atua em conjunto sobre o Brasil, provocando chuvas intensas e volumosas no país. Segundo a Climatempo, a passagem de uma frente fria nesta sexta-feira (11), agrava a situação, com acumulados que podem ultrapassar 120 milímetros em algumas regiões.
O Brasil deve enfrentar um período de fortes chuvas e ventos nos próximos dias, com acumulados significativos em diversos municípios do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
A combinação de uma baixa pressão no Paraguai e a passagem de frentes frias devem intensificar a instabilidade atmosférica, causam transtornos em diversas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo, válido até este sábado (12), sobre tempestades em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso.
Além das chuvas intensas, os ventos também são uma preocupação até o próximo domingo (13). A diferença entre a massa de ar fria no oceano e a massa de ar quente na parte central do Brasil gera rajadas que podem chegar a 90 km/h no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Outras regiões Rio Grande do Sul, além de todo o estado do Paraná, devem enfrentar ventos de até 70 km/h, aumentando o risco de quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
No Rio Grande do Sul, cidades como Erechim, Lagoa Bonita do Sul e São Borja já registram acumulados significativos, com previsão de aumento nos próximos dias. A Defesa Civil emitiu alertas para as regiões Noroeste, Norte, Nordeste e Litoral Norte do estado. No Paraná, o estado também sofre com as fortes chuvas, com acumulados que podem chegar a 120 milímetros na faixa sul e até mais no extremo oeste.