Um tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará foi afastado de suas funções nas ruas após a divulgação de um vídeo em que ele aparece agredindo um adolescente de 16 anos durante uma apreensão.
O caso ocorreu em agosto de 2024 no bairro José de Alencar, em Fortaleza, mas ganhou repercussão nas redes sociais na última quinta-feira (10).
Na gravação, o policial é visto usando violência para forçar o jovem a revelar o nome de um suposto parceiro de crime. O adolescente, que, segundo a PM, possui um histórico de atos infracionais, implora ao tenente-coronel que pare com as agressões. No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ouvir o jovem dizer: “‘Tô’ quase desmaiando, senhor”.
Veja o vídeo (sem áudio):
Após a gravação se tornar pública, o tenente-coronel foi afastado das ruas e designado para funções administrativas enquanto as investigações seguem em andamento. Em nota, a Polícia Militar do Ceará informou que um inquérito policial militar foi aberto para investigar as circunstâncias do episódio.
À CNN, a corporação diz ter compromisso com os direitos humanos. “A PMCE frisa que respeita e garante, de forma indistinta, a preservação da dignidade de todos os cidadãos, que não compactua com desvios de condutas por parte de seus integrantes e que repudia qualquer ação que vá de encontro aos valores e deveres da corporação.”